O clínico é o médico que é usualmente procurado antes de se ir até qualquer especialista. Isso porque, na maioria dos casos, não se sabe o que passa com a saúde do paciente, e este precisa de orientação. É muito recomendado que o procedimento seja exatamente esse, sempre que possível, pois, com um encaminhamento acertado, não há tempo perdido.
Além de diagnosticar problemas de saúde, o clínico é preparado para tratar de diversas doenças, tendo que encaminhar o paciente para um especialista somente quando for o caso de uma questão específica.
O clínico pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde.
Entre as ações que podem ficar em suas mãos:
- revisão (check-up);
- diagnósticos;
- solicitação de exames;
- cirurgias;
- prescrição de medicamentos;
- avaliação antes de qualquer cirurgia;
- avaliação pré-atividades físicas;
- prescrição nutricional;
- tratamento de hipertensão e diabetes;
- micoses da pele e alergias;
- infecção pulmonar;
- tireoide;
- depressão e transtornos de ansiedade;
- infecção intestinal;
- anemias;
- indicação de vacinas;
- colesterol;
- entre outras
O principal diferencial em ser atendido por um clínico é que ele pode acompanhar o paciente por muitos anos, pois conhece seu histórico e, muitas vezes, cruza dados de eventuais problemas de saúde com o estado psicológico e decorrente de relações familiares. Afinal, ele tem uma compreensão mais ampla do paciente.
Outra importante atribuição desse médico é assessorar os pacientes cuja saúde é muito debilitada e, por isso, são tratados por muitos especialistas ao mesmo tempo. O clínico consegue pôr ordem nas condutas médicas e nas medicações que são ministradas.